Experimentos

[Experimento] Cristal de Açúcar!

Como eu disse sábado passado, hoje é o segundo experimento de cristais, também disse que cada um tem uma peculiaridade diferente, sábado passado você criaria um cristal grande e bem definido, hoje nós vamos criar um cristal de açúcar que, ao terminar o experimento, você vai poder comer, como se fosse um pirulito.

Outro fator interessante para se observar na execução desse experimento é que da para ver o sistema de cristalização do açúcar que é monoclínico.

O sistema monoclínico é representando por u cubo com arestas a, b e c sendo que: a ≠ b ≠ c ≠ a e possui três ângulos diferentes α, β e γ , sendo que α = γ = 90º; β ≥ 90º, conforme mostra a figura abaixo:

Sem mais delongas, vamos ao experimento.

Ingredientes:

  • Segurando o Palito com Pregaor de Roupas3 xícaras de açúcar;
  • 1 xícara de água;
  • 1 jarro transparente (o mais alto e fino que tiver);
  • 1 espeto de churrasco (ou outro graveto limpo, especial para alimentos);
  • 1 pregador de roupas (para sustentar o espeto na altura ideal conforme ilustração);
  • Corante de alimentos (opcional);
  • 1/2 a 1 colher de flavorizante ou extrato (opcional).

Procedimento:

  1. Pegue o jarro e coloque o espeto de madeira a uma altura tal que fique aproximadamente 2,5 cm de distância do fundo e centralizado, longe das paredes, utilize o pregador para definir a altura correta e segurar o espeto. (se o pregador não for grande o suficiente, verifique o que você pode utilizar, talvez amarrá-lo em um lápis, ou outra ideia qualquer). Feito isso, sem retirar o palito do pregador, tire-os de dentro do jarro e deixe de lado;
  2. Aqueça a até começar a ferver;
  3. Adicione cerca de 1/4 de xícara de açúcar e mexa bem até dissolver completamente;
  4. Vá adicionando mais açúcar aos poucos sempre mexendo até que não seja mais possível dissolvê-lo (atenção, conforme vai adicionando açúcar vai ficando mais difícil dissolver, certifique-se de que você não está parando cedo demais, quanto mais açúcar, melhor o processo);
  5. Adicione o corante e o flaorizante (limão, menta ou canela são bons para testar, espremer o suco de um limão ou uma laranja também é uma boa ideia mas a acidez e os açúcares da fruta pode fazer com que a cristalização seja mais lenta);
  6. Remova a panela do aquecimento e a deixe esfriar naturalmente por pelo menos 20 minutos;
  7. Enquanto aguarda que esfrie pegue o espeto e mergulhe na solução e depois passe em açúcar e deixe esfriar e secar também (esse processo vai fazer com que você crie pontos para a formação do cristal ser mais rápida);
  8. Despeje o conteúdo da panela em um jarro, quanto mais alto e estreito melhor, até quase enchê-lo;
  9. Coloque o espeto imerso na solução tal que fique reto em direção ao fundo, sem tocar no fundo ou nas paredes do jarro;
  10. Deixe com que a solução esfrie completamente e coloque-a em um lugar onde ninguém vai mexer, cubra a boca do jarro com um papel toalha ou filtro de café, evitando que poeira caia na mistura;
  11. Aguarde de 3 a 7 dias, observando o crescimento, você pode parar a qualquer momento, quando estiver satisfeito com o tamanho dos cristais;
  12. Para ajudar a formação dos cristais, remova (coma se quiser) qualquer formação de cristais na superfície do líquido. Se você perceber que está se formando cristais nas paredes e no fundo do jarro, mas não no seu palito, remova o palito, coloque a solução (inclusive com os cristais) de volta na panela, aqueça até dissolver completamente e siga o procedimento aqui a partir do passo 6.

Porquê isso acontece?

Do mesmo jeito que fizemos com o alúmen de potássio, quando aquecemos a água e diluímos açúcar, nós fazemos uma solução supersaturada de açúcar, que só fica estável naquela temperatura. Ao esfriar, a tendência é que o açúcar volte a se cristalizar, formando novos cristais. Esses cristais vão se formar no palito pois, como passamos o mesmo no açúcar, nós criamos uma espécie de criadouro para eles.

About these ads

23 comentários sobre “[Experimento] Cristal de Açúcar!

  1. Fiz doze acucares em recipiente separados so dois ficaram perfeito. Gostaria de recomecar os que não ficaram perfeito. É possivel?

    • É sim, basta usar o que está no palito como o açúcar da receita… Vai adicionando o açúcar cristalizado em água quente, etc… etc… Para facilitar você pode moer o cristal formado antes, senão possivelmente vai demorar para solubilizar.

  2. Olá Diego, vc acha que dá certo em potes de sorvete, destes de plástico? Queria fazer em grande quantidade, mas acho que não vou encontrar um recipiente grande suficiente de vidro para colocar todos, vou ter que separar em vários potes. Como é liso, imaginei que talvez desse certo. Outra dúvida: conforme a proporção acima, para 30 pirulitos, coloco então 3 quilos de açúcar para 1 litro de água?
    obrigada desde já,

    • Adriana, é arriscado dizer que funciona em potes de plástico sem fazer algum teste antes, geralmente os plásticos, mesmo que lisos, possuem vacâncias (espaços vagos), por isso geralmente refrigerante em copo plástico faz bolhas, portanto aconselho você a testar em um pote só antes de fazer em larga escala… A proporção é relativa, vai depender do tamanho do pirulito e etc… Você tem que definir quanta água vai precisar para enxer os potes que quer fazer e, em seguida definir o açúcar, lembrando que pode usar mais ou menos açúcar para superssaturar a solução, o importante é adicionar o açúcar até ser impossível diluir mais…

      Abs.

    • Olá Rômulo, isso pode acontecer, faça o seguinte:

      Se você perceber que está se formando cristais nas paredes e no fundo do jarro, mas não no seu palito, remova o palito, coloque a solução (inclusive com os cristais) de volta na panela, aqueça até dissolver completamente e siga o procedimento aqui a partir do passo 6.

      Antes de imergir o palito de volta na solução, passe denovo no açúcar
      e verifique se está com bastante açúcar em volta.

      Abs.

  3. boa tarde!!!
    gostaria de saber se pode me falar como é feito os cristais explosivos de picoles
    como aqueles piropop ???
    Juliana

    • Olá Juliana, desculpe a demora.

      Os cristais explosivos são feitos através da cristalização do açucar com gás carbônico em um vaso de alta pressão… Basicamente o açucar vai cristalizar com gás carbônico pressurizado em seu interior.

      Abs.

    • Olá Algarte, acho que não da certo pois o copo plástico branco convencional não é liso e também pode facilitar a formação dos cristais de açúcar nas paredes… Mas faça o teste, nem que seja em pequena escala em casa… Só assim para ter certeza…

      Abs.

  4. Olá Diego
    Vc não vai acreditar!! Iniciei o experimento da critalização do açucar no palito em “dezembro de 2011″ e, acabei agora!!!!!!!”abril de 2012″ !!!!!!!!! (sempre com o mesmo liquido) e só agora deu certo… ufa ! Ficou MARAVILHOSO.
    Bom, como sou doceira, mostrei p/clientes, e recebi encomendas para amiversários infantis. Que quantidade de formula devo fazer , e se possível ,uma idéia de recepiente para caber 50 palitos de uma vez Obrigada e grande abraço.
    Sandra.

    • Olá Sandra, que bom q vc pegou o jeito, e que deu para fazer com o mesmo líquido, assim não teve muito gasto!!! Se der manda umas fotos depois para mim que eu coloco no blog!!

      Você quer fazer em grande quantidade, pense assim, se vc fizer um pirulito de 100g, ele vai usar 100g de açúcar, então, se eu quiser fazer 10 pirulitos de 100g, vc vai precisar super-saturar a solução com 1kg de açúcar, infelizmente a coisa tem q ser por experimentação… para escolher um recipiente, os palitos devem ficar bem separados, senão o açúcar pode cristalizar formando uma ponte entre os palitos… Pode ser qualquer recipiente, desde que os palitos fiquem quase completamente imersos e longe das paredes.

      Uma dica para você que vai querer fazer vários de uma vez (como se precisasse): Pega um pedaço de isopor espeta os palitos nele, prende com um pregador, ou grampo, atrás do palito e coloca o isopor como tampa do pote.

      Aproveito para dizer que meu blog está ressucitando, e voltarei a colocar mais coisas todo dia!

      Muito obrigado pelo feedback!

      Abraço.

  5. olá Diego.Vou fazer o cristal de açucar mas tenho duvidas:
    1º-o açucar é o refinado?
    2º- fervo a água e desligo o fogo ou vou acrecentando o açucar com a água sempre fervendo?
    3º-quer dizer que molho o palito na solução,passo no açucar no estado natural (pó)e deixo secar para depois coloca-lo no liquido?
    Desculpe o incomodo e um abraço.Sandra Abujamra

    • Olá Sandra, respondendo às suas dúvidas:

      1º-o açucar é o refinado?
      O experimento foi feito com açúcar refinado, apesar que, eu acho, funciona com qualquer açúcar branco, uma vez que você vai diluir e re-cristalizar, traduzindo, quando você dilui o açúcar em água, ele se separa em moléculas individuais, ao resfriar ele vai retornar para sua estrutura cristalina, o tempo e concentração de açúcar é o que vai determinar o tamanho dos cristais.

      2º- fervo a água e desligo o fogo ou vou acrecentando o açucar com a água sempre fervendo?
      Não precisa tirar da fervura, mas atente-se se não está perdendo muita água, pois você precisa de um volume de água legal para manter o palito imerso

      3º-quer dizer que molho o palito na solução,passo no açucar no estado natural (pó)e deixo secar para depois coloca-lo no liquido?
      Exato, você molha na solução e passa no açúcar em ó para criar pontos de formação de cristais, senão pode ser que a formação do cristal não seja legal

      Obrigado pelo interesse pelo meu blog.
      Abraço!

  6. lindo !!!!!!!!! vou fazer em vermelho e destribuir p/ as crianças no Natal.Tomara que dê certo; Um abraço.

    • Olá sandra, conforme o Anderson deu certo sim… Faça sim, tenho certeza que as crianças vão adorar!!! Coloque um flavorizante, talvez de limão, ficará delicioso.

      Abraço!!!

Deixar um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s