Espaço

Lançamento do Ônibus Espacial Endeavour

Lançamento do Endeavour. Fonte: NYTimes

Lançamento do Endeavour visto da Marina.

Não sei se é de conhecimento de todos mas, estava previsto para o último dia 29 o lançamento do ônibus espacial Endeavour pela NASA nos EUA. Devido ao casamento real a problemas técnicos o lançamento foi adiado para o dia 8/05 agora.

A missão do endeavour é algo muito importante para os cientistas, e muito caro, e por isso vou tratar sobre o assunto no blog.

Para quem não sabe, o Endeavour já é uma nave antiga sendo esse lançamento o 25º de toda a história dela, ela também já deu 4423 voltas ao redor da terra, justamente por isso que, após o retorno, ela será aposentada e será destinada a algum museu americano.

Agora vamos falar da missão da tripulação do Endeavour. Eles farão uma viagem inicialmente de 14 dias, podendo extender por mais dois dias, até a estação espacial internacional onde farão 4 passeios no espaço para fazer manutenção na estação.

Porém, mesmo a manutenção sendo um fato importante, esta não será a principal função da viagem.  O principal objetivo é instalar um detector de partículas, espectrómetro magnético Alpha,  de US$2 bi. Este equipamento ficará fixo em um suporte na parte externa da estação até a desativação da mesma, em meados de 2020.

Este espectrómetro, uma ideia antiga de Sam Ting, ganhador do Nobel pelo Instituto de Tecnologia do Massachusetts, consiste de um imã gigante e detectores que, juntos, funcionam como uma peneira cósmica com o objetivo de detectar “matéria escura” (assunto que será abordado no próximo post) que os cientistas pensam que permeiam o universo.

Manutenção no Endeavour. Fonte: G1

Cientistas da NASA fazem manutenção no Endeavour

Mas, como dito anteriormente, o lançamento foi atrasado para o dia 08/05, mas o que aconteceu? Aparentemente os cientistas da Nasa detectaram uma falha no sistema de Aquecimento.

Os técnicos e engenheiros do Centro Espacial Kennedy descobriram o defeito e agora irão substituir uma caixa que é responsável pelo controle do fornecimento de energia aos aquecedores que falharam. Após a substituição será necessário um tempo para executar os devidos testes. Vamos torcer para que ele finalmente decole.

.

.

Fontes: G1.globo.com, NYTimes.com

Anúncios

2 pensamentos sobre “Lançamento do Ônibus Espacial Endeavour

  1. Os Estados Unidos estavam adiando o lançamento devido à possibilidade da captura e morte de Osama Bin Laden. Agora que a missão foi bem sucedida seu corpo já foi devidamente embalado e colocado a bordo, aguardando dia 08 para ser levado a seu destino final. Logicamente que isso é segredo de estado. Assinado, Wikimaggie.

Deixar um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s