Espaço

Matéria Escura, o que é?

Olá!

No post anterior, onde falei um pouco sobre a missão que o Endeavour vai executar no próximo dia 08, mencionei que o principal objetivo da missão era instalar um espectrómetro para detectar uma tal de matéria escura, mas afinal, o que é matéria escura? Qual a importância dela? É justamente isso que eu ou explicar a seguir.

Para começar, vou dizer que esse é um tema bem complexo e bem interessante, por isso não vou me aprofundar muito. (principalmente porque não é minha área de conhecimento).

Curva de Rotação

Curva de Rotação de uma galáxia espiral típica: Prevista (A) e observada (B). A matéria escura pode explicar a forma achatada na curva de velocidade ao invés de uma curva.

Matéria Escura ou Dark Matter é, na cosmologia e astronomia, é um tipo de matéria com existência inferida baseada no efeito gravitacional em matérias visíveis e radiações secundárias, porém não podendo ser detectada por radiações eletromagnéticas emitidas ou dispersas.

A sua existência foi sugerida devido à discrepâncias na medição da massa de galáxias, aglomerados de galáxias e o universo inteiro feitos de modo dinâmico e relativista.

De acordo com observações de objetos maiores do que uma galáxia e a própria teoria do Big Bang conforme as equações de Friedmann e sistema métrico de FLRW, 23% do da densidade massa-energia do universo é de

Conteúdo do Universo

Distribuição estimada de Matéria Escura e Energia Escura no Universo

matéria escura, enquanto apenas 4,6% de matéria convencional, o restante é composto de energia escura. Desse modo a matéria escura representa 80% da matéria presente no universo.

Por incrível que pareça, a primeira menção de matéria escura foi feita em 1934 por Fritz Zwicky, após perceber que estava faltando massa nas velocidades orbitais de galáxias e aglomerados.

Tá, eu sei, estou sendo muito técnico, mas é o que eu disse, o tema é complicado mas é interessante. Agora que eu já expliquei o que é a matéria escura, vou falar um pouco sobre a importância dela.

Isso é simples, a matéria escura é a papel fundamental na teoria de criação do universo pelo Big Bang por ser um dos componente que representa diretamente a medição dos parâmetros das soluções de cosmologia do Friedmann.

Isso tudo quer dizer que, para comprovarem a teoria do Big Bang os cientistas estão buscando as informações mais complexas possíveis, gastando bilhões para comprovar. O mais interessante de tudo é: está dando resultado.

Galáxia Abell 1689

Forte formação de lente gravitacional (Curvação de uma fonte de luz forte) observado pelo Hubble indicando a presença de matéria escura. Amplie a foto para ver os arcos.

Não sei se estão mais perto de provarem que o Big Bang realmente existiu, ou se vão conseguir verificar que, na verdade, a matéria escura é outra coisa menos importante, só sei que quero estar vivo para o dia que fizerem o anuncio, pois, se comprovarem o Big Bang vai ser uma revolução.

Mais uma vez peço desculpas pelo post extremamente técnico, simplifiquei o máximo que pude, mas é como eu disse no início do post, é muito interessante por se tratar de algo que pode modificar tudo o que conhecemos sobre a criação do universo.

Para meus próximos dias eu vou postar curiosidades e sexta-feira vou postar algo de humor na área de ciências, dando uma aliviada nas nossas mentes cansadas.

Finalizo este post agradecendo a você que leu e pedindo opiniões para que eu possa sempre melhorar e fazer um Blog mais interessante.

Obrigado!

.

.

.

Fonte: Wikipedia (apenas transcrevi e traduzi pontos que considerei importante);

Anúncios

Deixar um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s