Notícias

Nanotubos em uma Tela próxima de você!

Telas finas para televisores, monitores de computador, etc. poderão ter imagem com maior nitidez e brilho consumindo muito menos energia graças aos transistores que utilizam nanotubos de carbono para transportar a energia de um modo totalmente novo.

Ainda deve demorar alguns anos para essa tecnologia chegar ao seu televisor (principalmente no Brasil). Mas eventualmente, esse tipo de tela vai ser mais barata, ter maior durabilidade e consumir menos energia do que as melhores telas de cristal líquido do mercado.

Esta nova tecnologia utiliza diodos emissores de luz orgânico, também conhecidos como OLEDs, pequenos filmes finos que criam luz através de uma resposta a uma corrente elétrica. Esse tipo de tela tem diversas vantagens em relação às telas de LCD convencionais. Elas não são iluminadas por trás, por exemplo, assim, o preto não é um bloqueio de luz, e sim diodos individuais emitindo menos luz, poupando energia.

Mas fazer tela de OLED muito maior do que a de um smartphone tem sido problemático. Enquanto eles consomem menos energia em geral, é necessário muito mais corrente para ativar cada pixel. Transistores que fornecem tal corrente são volumosos, ocupando uma parte grande da tela; eles também precisam de elaboração e desenvolvimento caro de pixel com rendimento que não é uniforme. Um problema que aumenta com o tamanho da tela, diz o co-autor do estudo Andrew Rinzler da Universidade da Florida.

Para contornar esse problema, a e quipe de Rinzler usou uma rede de nanotubos de carbono para transportar a corrente. A camada de nanotubos é porosa permitindo que a luz passe através, isso faz com que seja possível empilhar os transistores com as camadas de emissão de luz, ao invés de ficarem lado a lado, salvando espaço. Sem ter que espremer os transistores lado a lado com os OLEDs, mais área é reservada para a emissão de luz. De fato 98% do aparelho emite luz.

.

.

.

Fonte: ScienceNews

Anúncios

Deixar um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s