Espaço

Endeavour finalmente decola para seu vôo final.

Vôo da Endeavour
Foto do momento da decolagem da Nave Espacial Endeavour

Hoje, às 9:56, horário de Brasilia, a nave espacial Endeavour finalmente saiu do chão para seu último vôo, após tantos atrasos, levando sua tripulação de 6 pessoas, 5 americanos e 1 italiano.

Esta foi a segunda tentativa de decolagem desde que foi detectado o problema elétrico que fez com que atrasasse todo esse tempo. Os oficiais da NASA informaram que os 3 motores funcionaram corretamente durante os 8 minutos e meio de decolagem, também informou que o sistema de força, que foi a fonte dos problemas elétricos, funcionou perfeitamente.

Após 40 minutos de vôo, a tripulação iniciou o sistema de manobra para alterar a órbita da espaçonave para o encontro com a estação espacial internacional.

Assim que atracarem, vai ser iniciado o trabalho na missão de 16 dias, que consiste em instalar o espectrómetro magnético Alpha de U$2 bi. Um imã gigante em formato de rosquinha desenhado para vasculhar entre as partículas do universo em busca de esquiva matéria escura que imagina-se que permeia o universo.

O espectrómetro pesa quase 8 toneladas, grande parte do peso é devido ao seu imã gigantesco com 91 cm de diâmetro e quase 1 metro de altura. O imã gigante vai criar um campo magnético enorme que vai desviar partículas cósmicas que passam através dele. Uma matriz de detectores vai analisar essa deformação com o intuito de descobrir novas partículas. O espectrómetro foi projetado para durar o mesmo tempo que a estação, que deve ser desativada em 2025.

Cerca de duas horas antes de decolar, técnicos tiveram que fazer reparos em uma das frágeis placas de cerâmica, que foi detectada com danos após fechar a escotilha. Durante os primeiros minutos de decolagem, alguns pedaços pequenas de espuma de vedação foi vista saindo do tanque de combustível gigantesco externo, dizem os especialistas, mas em análise preliminar sugerem que não causou nenhum dano à espaçonave. Danos causados por queda de espuma de vedação causaram a explosão da Nave Columbia durante a re-entrada em 2003. Vamos esperar que eles não tenham esse problema na reentrada deles daqui a umas 3 semanas.

Eu espero que comprove a existência da matéria escura, o mundo está precisando de uma boa chacoalhada para mudar um pouco.

.

.

Fonte: Nytimes.com

Anúncios

Deixar um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s