Experimentos

[Experimento] Brincando com Cristais!

Como vocês devem saber, hoje é sábado, e todo sábado é dia de experimento em meu blog. Hoje nós vamos falar de cristais, mas calma, não aqueles cristais que nós vemos vendendo, de pedra etc. Vamos falar de cristalização, um processo químico.

A química define o cristal como:  um sólido homogêneo possuindo ordem interna tridimensional que, sob condições favoráveis, pode manifestar-se externamente por superfícies limitante, planas e lisas.

O que nós vamos fazer hoje é justamente criar essas condições favoráveis para a formação de cristais. Estarei demonstrando dois experimentos, um hoje e um no próximo sábado, cada um com uma peculiaridade diferente e interessante.

Experimento: Cristal de Alúmen

Estou colocando esse primeiro porque é, sem duvida, o mais interessante e, ao mesmo tempo, o que necessita de mais tempo.

Ingredientes:

Cristal de Alumen1 – 1/2 xícara de água quente (mais ou menos a temperatura da água do chuveiro)

2 –  2 1/2 colheres de sopa de Alúmen de Potássio

3 – Linha de pesca de Nyon®

4 – Lápis, régua ou faca

5 – 2 Jarros limpos

6 – Colher

7 – Filtro de café ou papel toalha

Modo de Preparo:

1 – Adicione 1/2 xícara de água quente em um jarro limpo. (jarro pode ser qualquer vasilhame, desde que seja alto e não muito largo)

2 – Adicione lentamente o Alúmen de potássio sempre mexendo, um pouco de cada vez, até que para de dissolver. Não adicione tudo, penas o suficiente para saturar a solução.

3 – Cubra o jarro com um filtro de papel ou papel toalha para evitar acumular poeira e deixe descansar por uma noite.

4 – Após uma noite, transfira o conteúdo desse jarro para um outro jarro limpo, note que existe um pouco de cristais de alúmen no fundo do primeiro jarro, eles serão usados para iniciar a formação de um cristal maior.

5 – Amarre um pedaço de linha de Nylon® em um dos cristais, preferencialmente o maior e com formato mais bonito. Amarre a outra ponta da linha em um objeto plano, como um lápis, uma régua ou uma faca. Você vai pendurar esse cristal no jarro com a solução tal que fique totalmente imerso na solução sem tocar no fundo ou nas bordas.

6 – Quando o tamanho do fio de Nylon® estiver definido, pendure o cristal tal que ele fique imerso na solução. Cubra com um filtro ou com um papel toalha e deixe o cristal se formar.

7 – Deixe o cristal crescendo até que você se sinta satisfeito com o tamanho dele. Se houver formação de cristais na lateral ou no fundo do jarro, cuidadosamente remova o cristal da solução, transfira a solução para outro jarro limpo e coloque o cristal de volta. Cristais formando nas paredes do jarro irão competir com o seu cristal fazendo com que ele não cresça do jeito que deveria.

Dica:

Você pode utilizar outro tipo de linha, como linha de costura, mas o cristal irá se desenvolver em todo o comprimento da linha. Os cristais não aderem ao Nylon®, portanto você vai conseguir cristais maiores e com formato melhor.

Alúmen de Potássio pode ser encontrado em farmácias como pedra ume.

Espero que gostem. Abraços!

Anúncios

12 pensamentos sobre “[Experimento] Brincando com Cristais!

    • Boa tarde Mariana!

      Em relação à postagem do alumen de potássio, o que ocorre é que a linha de costura, por não ser completamenet lisa, vai funcionar como vários núcleos de crescimento de cristal em suas reentrâncias e, portanto, o cristal vai crescer por todo seu comprimento, no caso da linha de pesca, por ser um único fio (não linhas trançadas como a linha de costura), e extremamente liso, o cristal não vai ter o ponto de nucleação e, portanto vai crescer somente por ele mesmo.

      Obrigado pelo interesse!

      Abraços!

    • Bom, você cria uma solução saturada de Alúmen de potássio, ao colocar um pequeno pedaço de cristal amarrado a um fio e imergir na solução, você provoca um distúrbio na solução e as moléculas de alúmen de potássio começam a se arranjar naquele pequeno pedaço de cristal e vai aumentando de tamanho, esse processo é chamado de recristalização, onde eu pego um sólido amorfo ( o alúmen de potássio em pó ) e recristalizo em uma estrutura definida.

      Abs.

  1. Kra vc é o maximo,rodei a net toda procurando seu site vc é muito fera
    continue com sua pagina,ela e muito boa .adorei os cristais

    • Nossa, me sinto lisongeado que vc tenha procurado meu site… Eu estou meio desanimado, procurando coragem para voltar a postar, e comentários como o seu começam a me dar ânimo para isso! Muito obrigado!

Deixar um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s