Notícias

Combustível da cana de açúcar ajuda a esfriar o clima do Brasil.

Estava eu fazendo minha pesquisa para ver o que eu iria publicar hoje e eis que encontrei na ABC Science um artigo falando bem do Brasil (Sim parece mentira). Achei tão interessante que este vai ser o tema de hoje.

Combustível da Cana ajuda a esfriar o clima do Brasil.

Plantação de Cana de Açucar

A Cana de açúcar pode ajudar a diminuir a temperatura local.

A cana de açúcar plantada para abastecer os carros e caminhões no brasil tem um efeito colateral positivo: ela também resfria a temperatura do ar, afirmam os cientistas.

Mas o cientistas alertam, isto não significa que pode substituir a floresta amazônica ou outra vegetação natural por plantação de cana (Não, sério, já ia fazer uma publicação para derrubar toda a floresta amazônica e produzir cana, os madeireiros iam ficar felizes!). Este benefício surge quando a cana de açúcar é introduzida junto com outras agriculturas, substituindo pastagens ou culturas como a da soja.

A cana de açúcar garante esse benefício através da capacidade de refletir a luz solar e por “transpirar” umidade refrigerante no ar, conforme diz o chefe da pesquisa Scott Loarie do Carnegie Institution for Science.

As plantas retiram umidade do solo e liberam para o ar através do processo de fotossíntese, diz Loarie. A cana de açúcar é particularmente eficiente nessa transferência.

Conforme publicado na Nature Climate Change, Loarie diz: “Nós demonstramos que, com a cana de açúcar, esse processo de resfriamento por evaporação era muito mais efetivo que a refletividade”.

A cana de açúcar é utilizada como bio-cobustível que abastece cerca de um quarto da frota de automóveis do Brasil e, desta forma, ajuda a manter o dióxido de carbono, causador do efeito estufa, fora da atmosfera, o que afeta o clima global.

.

Recuperação do Carbono

Devido à sua grande capacidade de umidificar o ambiente, pode diminuir a temperatura local certa de 0,93ºC. Plantar cana de açúcar não diminui a temperatura tanto quanto outros tipos de cultivos e pastagem aquecem quando eles substituem a vegetação natural. Os pesquisadores descobriram que o aquecimento local é de 1,55ºC.

Outra vantagem do plantio da cana de açúcar é que diminui o tempo de pagamento de carbono. Esse tempo é o tempo necessário para retirar o excesso de carbono após emitido na atmosfera.

Loarie diz: “Se desmatarmos 1 hectare da amazônia, quanto carbono nós estaremos emitindo na atmosfera e quanto tempo vai ser necessário para retirarmos esse carbono?”.

Em locais como a Amazônia o tempo de pagamento do carbono pode se alongar até 60 anos, mas em grande parte do Brasil, já que a cana de açúcar é uma fonte de energia de alta produtividade, o tempo de pagamento do carbono é de aproximadamente 2 anos.

Existem ressalvas, porém, no cultivo da cana de açúcar, mesmo no Brasil. O cultivo não aborda questões de diminuição da biodiversidade ou possível escassez da água. Sem contar a dificuldade em cultivar na área central como cerrado ou caatinga sem irrigação.

Os pesquisadores ressaltam que os benefícios são oriundos do plantio da cana de açúcar em local que já está sendo usado para agricultura, não em lugares de vegetação natural.

.

.

.

Fonte: ABC Science

Anúncios

Deixar um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s