Experimentos

[Experimento] Gelo Quente!

Cristalização do Acetato de SódioO gelo quente é um experimento bem interessante que você pode fazer em casa com vinagre e bicarbonato de sódio (fermento). Essa é uma reação de cristalização, do mesmo estilo daquelas dos cristais que eu postei a duas semanas atrás, só que o efeito é bem diferente.

Materiais:

  • 1 Litro de vinagre branco (ácido acético fraco)
  • 4 colheres de fermento (bicarbonato de sódio)

Preparando a Solução de Acetato de Sódio

  1. Em uma panela ou béquer largo, adicione o fermento ao vinagre lentamente, agitando entre as adições. Cuidado para adicionar lentamente, se adicionar muito rápido você vai acabar fazendo um vulcão de fermento e vinagre pois a reação produz gás carbônico conforme a reação abaixo:

Na+[HCO3] + CH3–COOH → CH3–COO Na+ + H2O + CO2

  1. Agora o que nós temos preparado é uma solução de acetato de sódio bem diluída, para aumentar a concentração, ferva a solução até sobrar de 100 a 150 mL de solução, em seguida remover do fogo. Uma maneira melhor de fazer isso é ferver até que um filme de cristal comece a se formar na superfície do líquido. Quanto menor a chama, mais incolor vai ser o resultado, porém vai demorar mais.
  1. Após remover a solução de acetato de sódio do calor, transfira imediatamente para um outro recipiente e cubra com plástico para evitar mais evaporação. Você não deve ter cristais na solução, se houver cristais, adicionar um pouco de água e vinagre, o suficiente para diluir os cristais.
  1. Leve a solução para o refrigerador para resfriar.

O que fazer com o gelo quente

  • Jogue um cristal de acetato (aqueles da película que você removeu na evaporação) no béquer, você vai ver o acetato de sódio cristalizando em segundos, a partir de onde você jogou o cristal. O cristal age como um sítio para o crescimento dos cristais. Mesmo que a solução tenha acabado de sair do refrigerador, se você tocar no recipiente vai verificar que ele está morno ou quente;
  • Derrame a solução em um prato raso, se o gelo não se formar espontâneamente, você pode tocar com um cristal de acetato de sódio. O processo de cristalização vai iniciar do prato indo diretamente de onde o líquido está sendo derramado.
  • Você pode fundir o acetato de sódio e reutilizar para outras demonstrações.
Anúncios

6 pensamentos sobre “[Experimento] Gelo Quente!

  1. queria só acrescentar que a experiência resulta melhor com vinagre branco , porque o com cor não e tão puro e a experiência pode não resultar por causa disso…

Deixar um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s