Experimentos

[Experimento] Bomba de Fumaça

Partindo para uma coisa mais “interessante” visualmente, hoje vou mostrar como se faz uma bomba de fumaça em casa, do jeito mais simples possível. Atenção, essa informação é apenas para fins educacionais, não me responsabilizo pelo mal uso das ideias aqui apresentadas. Faça sempre com a supervisão de um adulto!.

Materiais

  • Bomba de FumaçaAçúcar;
  • Nitrato de Potássio KNO3 (Também conhecido como salitre do Chile, em casas agropecuárias, pois o nitrato é usado como adubo em plantas, pode ser encontrado em farmácias também);
  • Panela;
Sim, é só isso mesmo que precisa.

Procedimento

  1. Coloque 3 partes de Nitrato de Potássio para cada 2 partes de açúcar na panela (a proporção de 5:3 também é boa). Não precisa ter precisão mas você vai querer ter mais nitrato do que açúcar. Se você utilizar quantidades iguais, você vai ter uma bomba de fumaça mais difícil de acender e mais lenta para queimar;
  1. Leve a panela ao fogo baixo. Mexa a mistura com movimentos longos. Se você começar a perceber os grãos de açúcar começando a derreter nas bordas de onde você está mexendo, retire a panela do fogo e baixe a temperatura antes de continuar;
  1. Basicamente você está caramelizando o açúcar, a mistura vai derreter e você vai ficar com uma cor caramelo ou marrom. Continue mexendo até liquefazer todo o açúcar e remova do calor;
  1. Despeje a mistura no papel alumínio, você pode colocar uma pequena quantidade em uma outra folha de papel alumínio para testar o efeito, se quiser. Você pode despejar a mistura em qualquer formato ou molde, o formato da bomba vai influenciar em como ela vai queimar;
  1. Se você não for limpar a panela agora, coloque água quente nela e retire o açúcar, senão ficará difícil para limpar depois. Limpe os resíduos da mistura que espirraram durante o processo, a não ser que você queira pequenas bombas de fumaça no seu fogão;
  1. Deixe a bomba esfriar para que você possa retirar do papel alumínio;
  1. Leve a bomba para um local aberto longe de produtos inflamáveis. A bomba pode ser acendida diretamente, ou você pode colocar um pedaço de pavio para acender.

Fumaça Colorida

É possível fazer fumaça colorida, mas os pigmentos podem ser bem difíceis de se encontrar se você não for químico ou engenheiro. A fumaça fica colorida porque, no momento que começa a queimar, a fumaça arrasta o pigmento bem leve se espalhando. As porcentagens mostradas representam a % massa/massa de cada produto.

Fumaça Vermelha

  • Clorato de Potássio 15% (sim, da para fazer em casa, mas é muito difícil, fale comigo por e-mail e pensamos juntos nisso);
  • para-nitroanilina vermelha 65%;
  • Lactose 20%.

Fumaça Verde

  • Índigo Sintético (corante para roupas CI73000);
  • Auramina;
  • Clorato de Potássio;
  • Lactose.
Os produtos são peneirados juntos e acendidos para dar a coloração.
Anúncios

57 pensamentos sobre “[Experimento] Bomba de Fumaça

  1. Me ajude preciso fazer uma bomba de fumaça colorida , para o trabalho da faculdade ,mas não encontro o corante.

  2. olá Diego obrigado pelo tutorial, notei em alguns videos na internet o povo mistura bicarbonato, ele queima mais devagar e a fumaça acaba mais rapido, acredito que por ele dar a reação ( crescer e virar uma espuma ) ele absorve pouco nitrato e açucar.
    eu vi um video americano na internet que pode ser corante em pó, qualquer tipo, mistura junto, dai o corante é 5 partes, tipo 5 nitrato, 4 açucar, depois 5 corante, vi uns derreterem giz de cera., mas separadoe depois misturarem junto.

  3. Diego eu fiz a bomba e usei o bicarbonato de sódio funcionou mas não saiu muita fumaça e o perigo de se queimar na hora da preparação é grande (o salitre do chile é preciso ou qualquer salitre funciona ) você pode me explicar porque ela faz essa reação me explica no face ou nos comentários por favor
    OBS.: é para feira de ciências e não sei explicar o porque ocorre essa reação obrigado pela atenção
    Facebook: Richard Lopes Fogaça Lima

    • Richard, boa tarde…

      A Reação envolvida é a que se ve a baixo:

      C12H22O11 + 4KNO3 –> 2N2 + 10CO2 + 11H2O + 2K2CO3

      O salitre do chile funciona como oxidante fornecendo oxigênio para a reação de queima e, portanto combustível para queimar o oxigênio, produzindo gás carbônico em alta quantidade e vapor d´água que compõem a fumaça.

      Atenciosamente,
      Diego.

  4. nossa a minha ficou top muito forte……????como poso fazer colorida q tipo q usa d corante????………….face:::paulo-landim@hotmail.com

  5. eu fiz uma antes de ler e coloquei as mesmas medidas e ainda por cima coloquei o bicarbonato… e nao acende…. tem como dereter e colocar mas salitrus???

  6. Olá Diego, o que define a “densidade” da fumaça? Eu vi uma receita com bicarbonato de sódio, para que serve?

      • Mais duas perguntas, existe o risco dessa mistura explodir? Com o bicarbonato na quantidade certa é possível reduzir as chamas mas aumentar a fumaça? Obrigado por responder.

      • Sim, é possível que exploda durante o processo de fabricação, deve-se fazer com muita calma. Não, o bicarbonato vai diminuir a velocidade da queima, portanto menos fumaça e menos chamas.

        Abs.

  7. Ai cara bomba maneira .+ minha pergunta ñ tm a ve com o assunto .e q eu tô construindo um projeto .um reator ark + cm vc sabe um reator e alimentado de elementos quimicos .eu quria juntar cobre + zinco e mercurio pra dar partida na produçao de atamos ,+tnho duvida entao da uma dika ai

    • Olá, olha, pode até ser que exista alguma reação química que produza fumaça, alias, não só pode como tem, no caso de sinalisadores diurnos, mas são bem mais complexos de se fazer…

      Abs.

  8. Não msm… estou tentando a alguns dias. existe na net “Smoke Dye” (corante de fumaça) uma combinação de elementos específicos para cada cor. Para leigos como eu achei mt complexo a síntese (rsrsr) e não se acha para comprar aqui no brasil. E tem um tal de “anilina sublimável”, parece ser um corante hiper concentrado em pó que parece dar certo, próximo passo é testar esta ultima se não der certo vou passar para novos testes com pó de maquiagem maquiagem e pigmentos que se usam para fazer tintas. Onde trabalho tem uma pasta base de pigmentação de polímeros “resina de poliester” e “Gel Coat” que são inflamáveis. se der certo mando o resultado.

    • Danilo, boa tarde.

      Talvez a anilina sublimável resolva, afinal ela vai sublimar ao invés de se decompor com a temperatura, agora tem que ver a faixa de sublimação da anilina… O grande problema é que o poder calorífico da queima do Nitrato de potássio é alto, se estivéssemos utilizando Cloreto de Potássio acho que tudo ficaria mais fácil, só que a síntese do KCl exige produtos controlados…

      Eu já trabalhei com Gel Coat e acho que os pigmentos utilizados lá não devem funcionar, nem os da maquiagem, nem os de tinta, mas sempre vale o teste, a química sempre surpreende agente.

      Abs.

      • pois é se desse para usar o KCl seria uma ótima…. so uma questão com o Sublimavel, eu diluo ele na pasta ou coloco dento do tubo da bomba embalado numa trouxinha??? e os testes com a pasta de pigmentação do gel coat vou realizar esse final de semana.

      • Bom… Não adianta você colocar o pigmento em cima da bomba pois o calor ira queimar os pigmentos. Acredite eu já tentei. Um amigo meu falou para mim que um certo pigmento que ele comprou pela net pelo ebay deu certo perfeitamente com o KNO3 mais não vi pessoalmente depois irei posta aqui o link. Mais não deixe de testa, vai que da certo.’ 😀

      • Sylvio, no caso pigmento sublimatico não queima, ele sublima, o que imagino que seja algo bom, nunca manuseei um pigmento sublimático… Vale o Teste de ambas as formas… O pigmento que você usou se degrada com o calor, por isso não adiantou colocar por cima…

        Abs.

  9. Ótima noite Diego, na conversa que tu teve com o Sylvio a respeito de mudança de cor da fumaça, onde vcs postou um link que leva para “Um Twist na Bomba de Fumaça. Fonte de fogo.” la tem uma lista de produtos para mudar a cor da chamas, isso afeta na cor da fumaça também digo a fumaça fica na cor especificada das chamas?

    • Danilo, bom dia!!!

      Infelizmente não, a mudança de cor fica restrita à chama, para mudar a fumaça deve-se utilizar um pigmento que não se degrade sob altas temperaturas. Minha conversa com o Sylvio foi de tentar achar um desses pigmentos, mas não é tão simples.

      Abs.

      • Bom Grande mano Diego tenho que concorda com você na parte que não é toxico mais tenho que falar que esse tipo de bomba feito dessa forma ela não é recomendável ser usada em locais fechados… a parada fica seria kkkk.’ Ei Diego nem te mandei não foi os videos na quela época que eu tava testando?
        Depois vou fazer outra aqui e te mando por email.’ 😀

  10. Diego preciso de uma pequena ajuda sua, qual corante devo usar para poder mudar a cor da fumaça.
    Nome do corante e onde posso encontrar.’
    agradeço des de já

  11. olá, estou fazendo um trabalho de escola e tenho que explicar sobre bombas de fumaça, mas até agora nao achei nada de reaçoes, explicaçoes.. gostaria que me ajudasse.. vou fazer o experimento mas nao sei o que falar sobre ele.. obg

    • Olá Julia, a fumaça é gerada através da combustão do açúcar após sofrer oxidação pelo nitrato de potássio, essa oxidação se faz necessária senão o açúcar não entra em combustão.

      Abs.

  12. Boa noite.
    Vou fazer uma festa na escola onde eu leciono, chama Expo Confraternização das Nações, onde vou representar o Egito. Quero saber como eu posso fazer fumaça dentro da sala representando gelo seco. Quero que o caminho até o Faraó fique soltando fumaça.
    Se puder me ajudar ficarei muito grato.
    Desde já, obrigado.
    Bruno Tederixe.

    • Olá bruno, seja bem vindo. Para o efeito que você quer eu só conheço o gelo seco ou um equipamento que nebuliza a glicerina, mas para o que você quer eu aconselho fortemente o gelo seco, ele vai dar o efeito perfeito…

      Abs.

    • Toda queima incompleta produz monóxido de carbono, dióxido de carbônico e água, a combustão do açúcar não é diferente, ao colocar o nitrato de potássio ele oxida as o açúcar permitindo com que ele entre em combustão, a quantidade de gás carbônico e água produzida é enorme, veja:

      C6H12O6 + 6O2 —> 6CO2 + 6H2O
      2C6H12O6 + 9O2 —> 6CO + 6CO2 + 12H2O

      Repare quanto CO e CO2 produz, além de vapor d’água, esses gases e vapores causarão a fumaça…

      Abs!

      • pode me falar sobre a entalpia da reação;

        2C6H12O6 + 9O2 —> 6CO + 6CO2 + 12H2O

      • Igor, bom dia, a entalpia da reação de combustão acima será de aproximadamente -2800kJ/mol, isso significa que a reaão é exotérmica com grande liberação de energia (nesse caso em forma de calor)

        Abs.

      • Fiz uma experiencia com outra bomba , de parafina e nitrato de sodio e potasio… porem nunca consegui cor tentando varios corantes. Hoje tive uma ideia. Trabalho com galvanoplastia e la tem “permanganato de potasio” e aquilo se vc nao souber manusea-lo ou errar nas medidas para oq vai usa-lo tudo fica roxo! Mas muuuitoooo roxo! A gente isa para recuperação do tanque de cobre acido da empresa. … meu duvido que aquilo nao dara cor na bomba. Se permanganato nao der, desisto, e vou virar terrorista de verdade por cianeto de potasio kkkkk quem sabe nao da alguma reação diferente “muuaahahahaha” ou uma bomba cim cianeto acido sulfurico e glicerina… lq essa bomba de fumaça ha deu trabalho !

        GALERA A PARTE DAS OUTRAS VOMBAS ERA BRINVADEIRA PELO AMOR DE DEUS! CIANETO NA BOMBA DE FUMAÇA DIZIMARIA METADE DO TEU QUARTERAO (EXTREMAMENTE) TÓXICO. E A OUTRA EH A FAMOSA BOMBA DE NITROGLICERINA. . . ENTAO SEM PENSSAMENTOS ERRADOS HEIN!

      • Marcelo, bom dia. A bomba que você fez com o nitrato tem um calor de combustão alto e degrada os pigmentos ao invés de liberá-los juntos. Acho provável que acontecerá o mesmo como permanganato… Você já tentou usar algum pigmento sublimático?

        Abs.

Deixar um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s