Experimentos

[Experimento] Um Twist na Bomba de Fumaça. Fonte de fogo.

Semana passada eu mostrei uma receita de bomba de fumaça caseira simples, agora, como um twist na receita, vamos fazer algo mais próximo de fogos de artifício, uma fonte de fogo. Lembrando novamente que esse experimento é apenas para demonstração, trata-se de um experimento perigoso que envolve calor e materiais inflamáveis. O blog não se responsabiliza por qualquer uso inapropriado do conteúdo aqui demonstrado. Obrigado e boa leitura!

Materiais

  • Açúcar;
  • Nitrato de Potássio (Também conhecido como salitre do Chile, muito utilizado como fertilizante e pode ser encontrado em lojas de produtos agrícolas);
  • Tubo de papel Higiênico (só o tubo, o papel você pode usar como quiser);

Procedimento

  1. Envolva as laterais e o fundo do tubo de papel higiênico com o papel alumínio (para fazer com que a fumaça saia apenas por um lado do tubo);
  1. Em uma panela, misture meia xícara de açúcar com meia xícara de nitrato de potássio;
  1. Leve a mistura a fogo médio e fique misturando;
  1. Continue Misturando até que a mistura se torne marrom e homogênea;
  1. Retire do fogo e despeje, ou adicione com uma colher, no tubo de papel higiênico. Deixe esfriar para ser possível manusear;
  1. Leve para um local aberto longe de prédios e árvores;
  1. Acenda com um fósforo ou isqueiro longo;
  1. Após terminar de queimar, espalhe água na região para retirar o calor.

Mudando a cor da chama

Basta adicionar um desses produtos na preparação da bomba que as chamas ira mudar de cor:

  • Vermelho: Sais de Estrôncio;
  • Laranja: Cloreto de Cálcio;
  • Amarelo: Nitrato de Sódio;
  • Verde Azulado: Sulfato de Cobre (encontrado em algicidas para piscinas);
  • Cloreto de Cobre;
  • Roxo: Permanganato de Potássio (Encontrado em produtos de tratamento de água);
  • Branco: Sulfato de Magnésio (Sais de Epson, em produtos de lavanderia e farmácias).
Divirtam-se com cuidado!
Anúncios

29 pensamentos sobre “[Experimento] Um Twist na Bomba de Fumaça. Fonte de fogo.

  1. Bom dia Diego, a bomba de fumaça em sí até consigo fazer bem, vídeo abaixo.

    Resultado final do último teste:
    http://www.youtube.com/watch?v=Lf3tPAAzRIQ‎

    Porém o q pega mesmo é colorir a fumaça.

    Itens utilizados numa proporção de 6x4x1

    Nitrato de potássio – 6 (colheres, xícaras, tampinhas, qlq medida q você prefira. Mas aconselho utilizar medidores pequeno até pegar o jeito da coisa.)

    Açucar – 4 (medidor igual ao utilizado no nitrato)

    Bicarbonato de sódio – 1 (mesmo medidor)

    Pavio de queima lenta (encontrado em qlq loja de fogos de artifício ou velas para bolos q soltam faíscas para todo lado (que n deixa de ser um pavil).

    Não utilizo lata de refrigetante nem tubos de papel, pois ambos pegaram fogo (a lata alem de fogo muito alto e forte, deixou um cheiro bem estranho no ar, que me pareceu ser da tinta usada na sua pintura). Utilizo tubo de pvc aqueles de material de construção mesmo, finos de 25mm (1 polegada), como no vídeo acima apesar de deformarem eles seguram bem o calor não incendiando-se junto com a mistura.

    Modo de preparo:

    Misture bem o açucar e o nitrato de potássio em fogo brando (pode-se utilizar tbem banho maria, terá uma queima mais lenta porém mais fácil de controlar).

    Quando a mistura estiver bem homogênia e caramelada retire do fogo e adicione o bicarbonato de sódio (eu gosto de misturar lentamente assim a mistura não cresce tanto), e finalmente seria o momento de adicionar o corante (o qual ainda n consegui um bom resultado).

    Coloque tudo num pedaço de cano com mais ou menos 8 a 10 cm, eu gosto de utilizar tampa de refrigerante para fechar o lado inferior do tubo, mas pode deixar aberto fechando com a fita isolante tbem.

    Use um lápis ou material similar no centro da mistura para abrir espaço para o pavio e deixe secar por 1 hora. Retire o lápis e coloque o pavio com um pedaço de algodão para fixar ele no centro da mistura.

    Depois ateie fogo num lugar aberto e arejato! kKKKKKK…

    Se vc puder me ajudar com a parte do corante agradeceria muito Diego (lembrando q teria de ser materiais acessíveis a “civis” rsrsrs e só vou utilizar isso pra jogar PaintBall)

    Abç.

  2. diegoooo, tô com a mesma dúvida que você, rs: como dar cor à fumaça? Vocês já conseguiram?? Me adicione: facebook.com/neves400.

    Abraço

    • Olá Rosana, na verdade estamos com um problema no desenvolvimento da cor na fumaça, o procedimento que passei é para modificar a cor da chama… Estou fazendo testes em conjunto com o Sylvio para acharmos a melhor forma de fazermos fumaça colorida.

      Abs.

  3. esse pigmento orgânico em pó é o que mata, ja tentei colocar corante xadrez e ate coloral….kkkkk O-o’

  4. Houve sim fumaça, mais não teve cor.
    A primeira tentativa não foi como esperava, teremos que mudar algumas coisas nos matérias.

    – Nitrato de potássio
    – Açuca
    – Lata de refrigerante, energético ou cerveja, (a que você tiver maior acesso, certificar que a lata esteja limpa).

    1- O tubo de papel não foi uma boa escolha pois na hora da combustão ele pega fogo. ^^

    2- O ingrediente que colocamos para mudar de cor, e na hora que esta tudo caramelizado ou quando esta seco, explique me essa parte do procedimento

    3- Existe um corante próprio para isso, mais eu só sei o nome em inglês e só pode ser comprado fora do Brasil, pois aqui no Brasil não sei o nome.

    Corante para fumaça. Smoke dye link da onde pode comprar.

    http://www.ebay.com/itm/Smoke-dye-strongest-available-RED-500g-/251179740005?pt=LH_DefaultDomain_15&hash=item3a7b7aab65

    • Sylvio, qual o seu acesso a produtos químicos, tem uma receita que usa clorato de potássio, açúcar e bicarbonato de sódio, além de pigmento orgânico em pó…

      Tenta fazer assim: Adiciona o Nitrato de Potássio, o Açúcar e Bicarbonato de Sódio (1 colher de bicarbonato para cada 5 de nitrato), adiciona pigmento orgânico em pó, cuidado para não aquecer demais… vamos ver se assim vai…

      Abs.

  5. Diego os ingredientes químicos como nitrato de potássio, açuca e Fulfato de Cobre, com a combustão a fumaça ao ser inalada pode trazer algum risco a saúde?

    • Olha, a priori não são nocivos para os seres humanos, mas devido à alta concentração de CO e CO2 eu aconselho fortemente a evitar inalar os gases para evitar asfixia…

      Abs.

      • Mais a algum problema caso a fumaça seja inalada rapidamente? caso assim 1 minuto?

      • Olha, eu acho que não, apesar de não ser especialista no assunto, mas ainda assim, corre o risco de sofrer asfixia, ou, talvez, problema na oxigenação do cérebro…

        Qual a sua intenção?

        Abs.

      • Eu pratico um esporte chama Airsoft,
        segue o video para você ter uma base da minha equipe e do esporte.

        E nos utilizamos granadas de fumaça, como forma tática para avisar a localização ou ate mesmo para que possa impossibilitar a visão do oponente para que podermos passar por certos locais que eles tenha a visão. Pois a fumaça retarda um pouco a reação do oponente e atrapalha a sua visão.

      • Entendi, bom, acho que para o que você precisa, vai atender, mas atenção, se começar a se sentir ofegante, evite ficar dentro da fumaça…

        Abs.

      • A bomba esta feita utilizei
        – 4 nitrato
        – 3 Açuca
        – 1 Sulfato de Cobre

        Irei filmar a reação que vai ter e postarei logo mais o video.
        agradeço sua ajuda des de já.’

      • Legal… posta sim, assim eu adiciono no post e falo que foi você quem fez, vai ser interessante ter um vídeo demonstrando o funcionamento realmente…

        Abs.

  6. Olá Sylvio! Para começar, não existe pergunta escrota, inclusive, suas perguntas foram bem válidas. Os produtos mudam a cor da fumaça, não tem nada a ver com chama ok? Eu aconselho a providenciar o permanganato de potássio, ele vai dar o melhor efeito e é fácil de encontrar em farmácias para tratamento de catapora e em lojas que vendam produtos para tratamento de água. Outro interessante e não tão difícil de achar é o sulfato de cobre utilizado em algicidas para piscinas, vende em lojas especializadas… A quantidade você me pegou… Acho que 1 a 2 gramas do produto puro deve dar… Lembrando que nenhum dos dois é puro, o permanganato, por exemplo, tem só 100mg por comprimido.

    Abs.

    • Diego o azul seria o Cloreto de Cobre?
      se for o azul onde posso encontrar essa subistancia Cloreto de Cobre.

  7. Diego outra pergunta escrota antes que eu faça qualquer besteira, esses produtos que você esta comentando, eles na real é para mudar de cor a fumaça ou as chamas? pois apenas quero fumaça nada de chamas.’ e qual é o mais facil ou ate mesmo o que precisa de menos quantidade para mudar de cor.’
    oaieoaie.’

  8. Em que quantidade e que se mete o Pergamanato de Potassio para dar cor roxo forte? , eu tentei fazer com 2 pastilhas pergamanato de potassio e nao deu cor…

    • Olá Hugo, as pastilhas de permanganato de potássio, até onde pesquisei, tem 100mg de permanganato, o que é uma quantidade muito baixa, eu não sei se, na composição das pastilhas, existe algum outro produto envolvido, tenta usar umas 20 pastilhas, macere-as bem e espalhe na bomba…

      Abraço!

Deixar um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s