Experimentos

[Experimento] Fazendo Sorvete em Casa!

Que tipo de ser humano não gosta de sorvete? (Se tiver alguém por aqui, por favor me fale de que planeta veio). Então que tal fazer isso em casa, em aproximadamente 30 minutos? Isso mesmo, 30 minutos!!! Vamos lá!

Materiais

  • 1 saco, do tipo ziploc™, de 1 Litro (não precisa ser ziploc mas precisa ser bem vedado);
  • 1 Saco, do tipo ziploc™, de 4 Litros (as dimensões não precisam ser essas, mas um saco tem que ser bem menor do que o outro);
  • 1/2 Xícara de Leite;
  • 1/2 Xícara de Creme de Leite;
  • 1/4 de Xícara de açúcar;
  • 1 Colher de Chá de Essência de Baunilha;
  • Cloreto de Sódio (Sal de cozinha, ou sal de churrasco);
  • Vasilhas para colocar o sorvete pronto.

Procedimento

  1. No saco de 1 Litro, adicione o açúcar, o leite, o creme de leite e a essência de baunilha (4-hidroxi-3-metoxibenzaldeido). Vede bem o saco e agite bem;
  1. Adicione 2 xícaras de gelo no saco de 4 litros;
  1. adicione de 1/2 xícara a 3/4 de xícara de sal;
  1. Coloque o saco de 1 Litro dentro do saco de 4 litros. Vede bem o saco maior;
  1. Segurando o saco maior pela ponta que não está em contato com o gelo – fica muito gelado e pode causar danos à pele – agite gentilmente de um lado para outro;
  1. Continue agitando até que o conteúdo do saco de 1 Litro solidifique;
  1. Remova o conteúdo do Saco de 1 Litro para as vasilhas para servir. Consuma em seguida.

Por que Acontece?

Acho que não é muito importante saber o porquê que isso acontece, o importante é comer né!!! Mas, como o intuito é entender o que acontece, vou explicar: O que acontece na verdade é a solidificação da solução, mas por que solidifica? É óbvio né, por causa do gelo em volta. Mas se o gelo é importante, por que eu coloco sal? Aí vem a química, o sal solubiliza no gelo formando os íons Na+ e Cl-. Esses íons baixam a temperatura de congelamento da solução, fazendo com que a temperatura caia. Além disso, a adição do sal faz com que os cristais da água (gelo) sejam re-arranjados fazendo com que seja necessário mais energia cinética (calor) para que congele, baixando ainda mais o ponto de congelamento e, consequentemente, a temperatura.

Anúncios

2 pensamentos sobre “[Experimento] Fazendo Sorvete em Casa!

  1. Grande Diego, estou com 68 anos e sempre trabalhei e continuo trabalhando na área de refrigeração e eletricidade sendo que apenas agora , pelo teu informe, fico sabendo o que realmente acontece na adição do sal ao gelo que é essa formação dos íons.
    Apenas p/ complementar: O dito gelar alguma coisa é do senso popular, na realidade não se consegue gelar alguma coisa, o que se consegue é “tirar calor” pois o frio é latente. Parabéns novamente. Armenio.

    • Legal Armênio, para ficar mais claro de entender, basta pensar que cada solução tem ponto de fusão diferente, no caso da produção de sorvete, o que acontece é que a água é um melhor condutor térmico em comparação com o gelo, quando você coloca sal no gelo ele fundo pois a temperatura de fusão da mistura água + gelo + salé de -32ºC, fazendo com que a água fique em seu estado líquido mesto estando abaixo de 0ºC, tendo uma troca de calor mais eficiente e resfriando mais o produto!

      Abraços!!!

Deixar um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s