Especiais

[Especial] Lixo Tecnológico. Problemas e Soluções (Parte 4)

Olá pessoal, hoje encerro mais um especial de quatro semanas sobre o lixo tecnológico. Obrigado à Juliana Maia pela sugestão muito bem dada sobre o tema inclusive me fornecendo a fonte básica de informação. Deixei esse post, mesmo que mais longo, para o final porque irá trazer sugestões do o que a população pode fazer para combater esse mal que é o lixo tecnológico e para concluir a matéria. Espero que gostem e boa leitura!

O que nós podemos fazer

Existem diversas iniciativas que nós podemos tomar para fazermos a nossa parte, vou abordar algumas que eu considero mais importante:

  • Não se renda aos apelos do mercado: trocar de celular ou computador todo ano não tem motivo se ele funciona bem ( a não ser que seja exigência do trabalho). Evita gastar dinheiro e não polui o meio ambiente;
  • Seu computador já não atende mais as suas necessidades, quaisquer que sejam, então troque por um novo oras (como assim, eu não acabei de falar para não ficar trocando). Mas não se esqueça de doar o seu para alguém que precisa, um amigo, instituição, ONG, etc;
  • Estenda a vida útil dos seus aparelhos o máximo que puder. Por exemplo os computadores muitas vezes fica lento devido à arquivos desnecessários armazenados ou mesmo vírus instalados. Fazendo backups e re-instalando o sistema, bem como passar anti-vírus aumenta vida útil dele;
  • Utilize os sites de troca para fazer o famoso escambo “aquele rolo entre produtos que todo brasileiro entende;
  • Venda seu computador, ou as peças separadamente (CPU, teclado, mouse, monitor, etc, ou mesmo memórias, processador, se você tiver mais conhecimento), mesmo que seja or um preço mínimo, mas que alguém possa reaproveitá-lo. Ou tente sites de leilão;
  • O Problema é Bateria? Empresas como a Nokia, Gradiente, Siemens e motorola possuem urnas em todas as lojas e oficinas autorizadas para o descarte de baterias. O Banco Real também recebe pilhas e baterias usadas em suas agências bancárias;
  • Muitas empresas fabricantes de eletrônicos bem como operadoras de celular recebem os aparelhos usados de volta. Ligue para a sua operadora, ou se informe na mesma loja que for comprar o seu novo aparelho;
  • Utilize como critério de compra, além do preço e do design, a responsabilidade da empresa para com o meio ambiente.

Abaixo segue uma lista de empresas de tecnologia e as ações que eles tomam em relação ao lixo eletrônico:

Claro

A empresa recolhe telefones celulares, baterias e qualquer acessórios de qualquer fabricante em todas as lojas e agencias autorizadas. Segundo a empresa, todo o fluxo de reciclagem realizado pela GM&C é monitorado, desde o recolhimento até o destino final. Não é necessário preencher formulários ou entrar em contato com os funcionários. Todo o material é separado, classificado e encaminhado para o processo de reciclagem, feito por recicladora certificada pelo IBAMA.

TIM

A empresa disponibiliza urnas especiais para o recolhimento de baterias, aparelhos e acessórios nas lojas TIM e prédios administrativos em todo o Brasil. Colaboradores e clientes podem participar e, dessa forma, evitar o descarte inadequado e o risco de contaminação ambiental.

A empresa tem dois programas de coletas chamados de “Recarregue o Planeta” e Papa-pilhas. O Recarregue o Planeta é um programa TIM que promove a coleta, o tratamento e a destinação ecologicamente correta de aparelhos celulares em desuso e baterias usadas. Através do Papa-Pilhas, realizado em parceria com o Grupo Santander Brasil, pilhas e baterias portáteis usadas e celulares em desuso são coletadas nas unidades e recebem tratamento adequado.

Ainda, a título de informação, a TIM fez uma tabela apresentando a composição dos aparelhos celulares e um diagrama apresentando o que se pode fazer com a reciclagem de cada parte do aparelho:

  • 45% plástico;
  • 10% cerâmicas;
  • 20% cobre;
  • 20% ouro, alumínio e outros metais;
  • 5% não-metais.
Reciclagem

Vivo

Atualmente, a Vivo oferece 3.400 pontos de coleta de aparelhos, baterias e acessórios de telefonia já utilizados, de qualquer modelo ou operadora.

Dirija-se a uma loja, revenda ou sede administrativa da Vivo e informe-se sobre o local da urna de recolhimento.

Antes de descartar o aparelho usado, verifique se ele está desligado. Preencha o termo de doação que estará exposto na própria urna e deposite uma das vias com o aparelho.

Dell

Dentre as três principais fabricantes de computador no país, essa é a única que apoia uma política de coleta de computadores usados. “Temos a estratégia global de nos tornarmos a empresa de tecnologia mais verde do mundo, e o programa de reciclagem faz parte dessa meta”, diz Gleverton de Munno, gerente sênior de assuntos corporativos. Economia de eletricidade e redução da emissão de carbono também estão entre as iniciativas.

Para quem quiser doar um computador, da Dell pode solicitar nesse link.

HP

Faz campanhas sazonais chamadas de Trade-in além de fornecer um e-mail (reciclagem@hp.com informando modelo, quantidade e localização do equipamento) para a reciclagem de equipamentos onde eles fornecerão todas as informações necessárias para o descarte correto.

Eles também possuem um site onde você pode solicitar a coleta dos cartuchos (A partir de 5 toners ou 10 cartuchos) nesse link, você também pode solicitar a coleta dos cartuchos pelo mesmo e-mail acima.

A empresa diz que os cartuchos reciclados podem ser utilizados na produção de peças automotivas, bandejas para microprocessadores e telhas de cobertura

Motorola

Os clientes dessa empresa podem devolver seus aparelhos e baterias em assistências técnicas autorizadas. Entre os motivos para a reciclagem divulgados pela empresa estão: evita a extração de metais e elementos químicos, somente nos Estados Unidos cerca de 100 milhões de celulares entram em desuso anualmente e a cada segundo cerca de 23 celulares são fabricados ao redor do mundo.

Nokia

Você pode verificar os pontos de coleta, bem como verificar com a Nokia os métodos de coleta no site deles sobre o meio ambiente aqui.

Sony Ericsson

Empresa de tecnologia mais verde, segundo o ranking do Greenpeace, a Sony Ericsson recolhe telefones celulares em grandes magazines ou assistências técnicas autorizadas. Para saber quais os endereços, o consumidor pode solicitar essa informação on-line ou ligar para (011) 4001-0444.

Abaixo seguem algumas referências de onde encaminhar o lixo eletrônico de sua casa:

  • Neste link (cdi.org.br) você pode fazer a sua doação;
  • Usuário doméstico: o Museu do Computador, em São Paulo, aceita computadores velhos para doação. Tel. (11) 5521-3655;
  • Empresas: usuários corporativos podem doar os computadores aos Centros de Recondicionamento de Computadores, do governo federal. E-mail: projeto.ci@planejamento.gov.br;
  • Qualquer um: a empresa Planac, de São Paulo, compra os equipamentos velhos. Tel. (11) 2106-2300;

Conclusão

Apesar de pouco falado e do aparente descaso sobre o assunto, o lixo eletrônico é ainda mais nocivo do que o lixo comum devido à enorme quantidade de substâncias e elementos altamente nocivos quando lançados indiscriminadamente no meio ambiente. Poluentes estes presentes principalmente nas baterias e capacitores, dispositivos que armazenam energia.

Para começar a melhorar o quadro é necessário conscientização, afinal o que se pode fazer contra algo que não se conhece?

Em seguida é necessário amenizar o problema, seja reduzindo o consumo ou o encaminhamento correto quando são descartados.

A atitude final, e mais importante, seria incentivar as empresas que fabricassem produtos com menor impacto ambiental. (Mas venhamos e convenhamos, nós sabemos que no mundo o que move é dinheiro, esse incentivo só aconteceria se fosse uma redução na tributação ou qualquer coisa do tipo).

Somente desse jeito nós caminharíamos para uma sociedade civilizada e avançada, onde o lixo é tratado e reaproveitado de maneira correta, ao invés de descartá-los em qualquer lugar sem se preocupar com o planeta.

.
.
.
.
Fonte: Usei como base uma pesquisa publicada no site Ser Melhor, porém, como ela é relativamente antiga, fiz algumas pesquisas e dei uma complementada.

Anúncios

Deixar um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s