Notícias

O uso de celulares por crianças e adolescentes não aumentam o risco de câncer

Vejam só que interessante que é a ciência, a menos de 1 mês saiu uma pesquisa falando que o uso do celular pode estar relacionado com o aumento de câncer, ontem saiu uma pesquisa que diz que o uso não aumenta o risco de câncer. Eu não sei se os pesquisadores querem brincar com agente, ou se nem eles sabem o que estão pesquisando mais, mas é muita sacanagem ficar jogando informações diferentes para a população.

Crianças e adolescentes que usam telefones celulares não apresentam um aumento significante no risco de desenvolver câncer cerebral comparado às pessoas que não usam telefones celulares, conforme um estudo publicado no dia 27 de Julho de 2011 no Jornal Do Instituto Nacional do Câncer. O uso de aparelhos celulares aumentou a preocupação sobre a possibilidade de desenvolver tumores cerebrais nesse tipo de população, já que crianças ainda estão desenvolvendo seu sistema nervoso; além disso, como a circunferência da cabeça deles é menor, os campos eletromagnéticos de radio frequência podem penetrar em regiões mais profunda no cérebro deles. No entanto, nenhum estudo anterior examinou se o uso de aparelhos celulares entre crianças e adolescentes está associada com uma modificação no risco de desenvolver tumor cerebral.

Para determinar a relação entre o uso de aparelhos celulares e o risco em desenvolver tumores cerebrais entre crianças e adolescentes, Martin Röösli, Ph.D do Instituto de Saúde Publica e Tropical Suíço em Basel, Suíça, e equipe analisaram registros médicos de jovens entre 7 e 19 anos com tumores cerebrais, identificados através de registros populacionais. Pesquisadores fizeram entrevistas pessoais com eles a respeito do uso de aparelhos celulares. Eles tambem consultaram dados da rede de telefone das operadoras.

O estudo, conduzido entre 2004 e 2008, incluiu participantes da Noruega, Dinamarca, Suécia e Suíça examinou dados de 352 pacientes com câncer cerebral e 646 amostras de controle.

Os pesquisadores descobriram que pacientes com tumores cerebrais não tinham apresentaram estatísticamente diferença no uso regular de aparelhos celulares em comparação com as amostras de controle. Eles descobriram que 265 (75,3%) dos pacientes e 466 (72,1%) das amostras de controle informaram ter falado ao celular mais de 20 vezes antes do momento que foi diagnosticado o câncer nos pacientes. Além disso, 194 (55%) dos pacientes e 329 (51%) informaram o uso regular de aparelho celular. No entanto, em um subgrupo dos participantes dos quais foi possível obter dados da operadora, o risco do tumor cerebral estava relacionado ao tempo decorrido do momento que a aquisição do aparelho foi feita (mas não à frequência de uso). Não foi observado aumento no risco de câncer cerebral nas áreas do cérebro que recebem a maior quantidade de exposição.

Os pesquisadores escreveram: “Porque nós não achamos nenhuma relação clara de responsabilidade-exposição na maioria dessa analises, as evidências disponíveis não apoiam uma associação casual entre o uso de aparelhos celulares e tumores cerebrais.” Contudo, como o uso de aparelhos celulares entre crianças e adolescentes aumentou nos últimos anos, eles encorajam uma observação cuidadosa na tendência.

Em um editorial anexo ao estudo, John D. Boice Jr., ScD e Robert E. Tarone, PhD, do Instituto Internacional de Epidemiologia em Rockville, Maryland, e Universidade Vanderbilt em Nashville, Tennessee escreveram que Röösli e sua equipe “preencheram uma lacuna importante no conhecimento por demonstrarem que não há aumento no risco de desenvolver tumores cerebrais entre crianças e adolescentes que utilizam telefones celulares regularmente.”

Boice e Tarone concluem que é reconfortante que as taxas de incidência de câncer cerebral na população em geral, incluindo crianças e adolescentes, não mudou nos últimos 20 anos nos Estados Unidos e em muitos outros países apesar do aumento notório no uso de telefones celulares pelo mundo desde 1980. Eles recomendam que investigadores continuem a monitorar as taxas de incidência na população  e que no meio tempo, pessoas que estão preocupadas possam considerar alternativas para evitar ficar segurando o aparelho celular na orelha, como usar um fone de ouvido ou o viva-voz do aparelho. Eles também apontam que as pessoas deveriam prestar atenção ao que se sabe sobre os riscos reais evitando o uso de aparelhos celulares enquanto estiverem dirigindo, pois esse tipo de distração já foi claramente documentada como um fator no aumento das taxas de acidentes e ferimentos.

.

.

.

.

Fonte: E! Science

Anúncios

2 pensamentos sobre “O uso de celulares por crianças e adolescentes não aumentam o risco de câncer

  1. Diego, sabes que lido com eletricidade e já tive oportunidade de estudar essa questão. No Brasil a corrente elétrica é de 60 Hertz, ou seja, 60 ciclos p/ segundo, em outras palavras, ela se torna 60 X (+) e 60 X (-) p/ segundo. Isso chama-se frequência, se aumentarmos essa ciclagem p/ 1000 teremos 1000 ciclos p/ seg. ou, 1Khz, estamos entrando nas ondas de radio AM, se elevarmos p/ 1000.000 teremos 1Mhz faixa das ondas de radio e tv que transmitem em FM. Se multiplicamos esse milhão p/ 1000 entramos na Giga/Hertz, aí é que mora o perigo. As tecnologias (dos fabricantes) afirmam que o celular tem 950 Mhz, coisa que não acredito, ele está acima do giga p/ ter poder receptivo/transmissivel mas, como é o que mais lucro esta dando, p/ que publicar? Tem mais, o forno de micro ondas emite 4 gigas e o raio X… 15 gigas. Espero ter ajudado. Inté + Armenio.

    • Legal Armênio, gostei da sua colocação. Concordo com todas as informações que você passou, de frequência, assim como eu sei que quanto maior a frequência menor o comprimento de onda e maior a penetração. Mas vale lembrar que a frequência de uma onda de luz visível é da ordem de 1.000.000.000.000.000. Ou seja, muito superior às ondas de um aparelho celular. Entenda que não quero dizer que o risco não existe, só acho que exista uma exacerbação sobre a gravidade. Mas você tem toda a razão de que o lucro faz quem deveria fiscalizar fechar os olhos!!!

      Abraços!

Deixar um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s