Notícias/Notícias

Físicos Chineses quebram o recorde de teletransporte de Partícula Quântica

Um grupo de engenheiros chineses quebraram o recorde de teletransporte quântico ao criar um par de elétrons entrelaçados distantes quase de 100km um do outro.

Entrelaçamento, ou emaranhamento, quântico é o fenômeno onde duas partículas se tornam fortemente ligadas e se comportam como um único sistema, quer estejam na mesma bancada quanto em lados opostos da galáxia.

Se você examinar uma partícula e mensurar uma de suas propriedades, por exemplo: polarização vertical, a outra vai instantaneamente assumir a propriedade oposta, polarização horizontal.

É uma coisa louca. Albert Einstein descreveu como “ação assustadora à distância” ainda quando ele estava brigando para entender as ideias propostas pela teoria quântica. Mas é um fenômeno poderoso, do tipo que os físicos tem tentado reproduzir no laboratório.

problema é que criar um par de partículas a qualquer distância entre elas tem sido um obstáculo difícil de superar. Imperfeições na fibra ótica, ou turbulência do ar faz com que os qubits (equivalente ao bit do computador, mas como partícula quântica) se tornem desentrelaçados. Se a distância aumentar o raio torna-se mais largo, portanto os fótons simplesmente erram seus alvos.

Juan Yin, na Universidade de Ciência e Tecnologia da China em Xangai anunciou que superou a barreira. Sua equipe enviou fótons entre duas estações separadas por 97km, sobre um lago para ser mais preciso. Para conquistar esse feito, Yin e sua equipe utilizou um laser de 1.3W e uma técnica de manobra de raio laser inteligente para manter o raio precisamente no alvo. Com essa configuração, eles foram capazes de teletransportar mais de 1.100 fótons em quatro horas sobre os 97km

O último recorde de teletransporte quântico foi de 16km, atingido por uma equipe Chinesa de pesquisas diferente em 2010.

Usando esse fenômeno misterioso para teletransportar pessoas, objetos e papagaios ainda está bem distante (e pode ser que fique somente no domínio da ficção científica). Mas o entrelaçamento quântico pode ser usado para troca de informação instantânea, e como os dados não viajam pelo espaço, eles não podem ser interceptados – a forma de encriptação irrevogável.

Fonte: Wired UK.

Anúncios

Deixar um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s