Curiosidades

Prêmio IgNobel 2012

Como ano passado, esse ano vou publicar os ganhadores do IgNobel 2012. Para quem não se lembra, esse evento premia as pesquisas mais bizarras em diversos campos científicos e visa fazer as pessoas rirem e depois pararem para pensar como você decide o que é importante e se realmente é, ou não, importante.

Sem mais delongas, vamos aos ganhadores:

Psicologia:  Anita Eerland e Rolf Zwaan [HOLANDA] e Tulio Guadalupe [PERU, RUSSIA, e HOLANDA] pelo estudo: “Inclinar-se para a esquerda faz com que a Torre Eiffel pareça menor”.

Paz: Companhia SKN [RUSSIA] por converter munição Russa antiga em diamantes novos.

Acústica: Kazutaka Kurihara e Koji Tsukada [JAPÃO] por criar um Emperrador de Discursos – uma máquina que interrompe o discurso de uma pessoa por fazer que ele escute sua própria voz com um pequeno atraso.

Neurociência: Craig BennettAbigail BairdMichael Miller, e George Wolford [EUA], por demonstrarem que pesquisadores do cérebro, utilizando instrumentos complexos e estatística simples, podem ver atividades cerebrais significativas em qualquer lugar – até mesmo em um salmão morto.

(Preciso dar a referência desse, senão parece mentira)

Referência:Neural correlates of interspecies perspective taking in the post-mortem Atlantic Salmon: An argument for multiple comparisons correction,” Craig M. Bennett, Abigail A. Baird, Michael B. Miller, and George L. Wolford, 2009.

Química: Johan Pettersson [SUÉCIA e RUANDA]. Por resolver o enigma de porquê, em algumas casas na cidade de Anderslöv na Suécia, o cabelo das pessoas ficaram verde.

Literatura: Ao escritório Geral de Contabilidade do Governo Norte Americano por emitirem um relatório sobre relatórios sobre relatórios que recomendam a preparação de um relatório sobre relatórios sobre relatórios. (não, eu não escrevi errado, é essa redundância toda mesmo!)

Física: Joseph Keller [EUA], e Raymond Goldstein [EUA e REINO UNIDO], Patrick Warren, e Robin Ball [REINO UNIDO], por calcularem o equilíbrio de forças que modelam e movem o cabelo em um rabo de cavalo humano.

Dinâmica dos Fluidos: Rouslan Krechetnikov [EUA, RUSSIA e CANADA] e Hans Mayer [EUA] por estudarem a dinâmica do espirramento de líquidos para entender o que acontece quando uma pessoa caminha carregando uma xícara de café.

Anatomia: Frans de Waal [HOLANDA e EUA] e Jennifer Pokorny [EUA] por descobrirem que chimpanzés podem identificar outros chimpanzés individualmente vendo fotografias de seus traseiros.

Medicina: Emmanuel Ben-Soussan e Michel Antonietti [FRANÇA] por aconselhar a doutores que executam colonoscopia como minimizar a chance de seus pacientes explodirem. (Mais uma vez terei que citar a referência para não parecer mentira).

Referência:Colonic Gas Explosion During Therapeutic Colonoscopy with Electrocautery,” Spiros D Ladas, George Karamanolis, Emmanuel Ben-Soussan, World Journal of Gastroenterology, vol. 13, no. 40, October 2007, pp. 5295–8.
Referência:Argon Plasma Coagulation in the Treatment of Hemorrhagic Radiation Proctitis is Efficient But Requires a Perfect Colonic Cleansing to Be Safe,” E. Ben-Soussan, M. Antonietti, G. Savoye, S. Herve, P. Ducrotté, and E. Lerebours, European Journal of Gastroenterology & Hepatology, vol. 16, no. 12, December 2004, pp 1315-8.

Eu até achei algumas pesquisas bem interessantes e válidas (tipo a do estudo da pessoa caminhando com o café, eu sou um desastre nisso…) e tenho certeza que as mulheres acharão muito importante que seus médicos, quando forem executar uma colonoscopia, estejam cientes de como minimizar o risco de explodi-las, não é verdade?

Anúncios

Deixar um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s