Notícias

Descoberta uma Explicação para as Mãos Enrugadas

Os cientistas, finalmente, têm uma resposta para a inquietante pergunta do porquê nossas mãos ficam enrugadas durante o banho: As rugas são uma evolução que surgiu para facilitar o manuseio de objetos molhados.

Apele macia das mãos e pés dos seres humanos se tornam enrugadas após contato prolongado com água. Apesar de sempre ser considerado resultado da pele absorvendo passivamente a água, o fenômeno é, na verdade, causado pelo sistema nervoso comprimindo os vasos sanguíneos. No início da década de 30 os cirurgiões notaram que os dedos não enrugavam se seus nervos tivessem sido machucados, então o enrugamento tem sido usado como indicador da função do nervo. Mas para que propósito evolucionário serve o enrugamento, se existir, ainda é um mistério.

Em 2011, uma equipe de pesquisadores propuseram que as ranhuras em um dedo molhado funcionam como anti-derrapantes que melhoram a pegada fazendo com que a água seja canalizada para fora, bem parecido com  o funcionamento das ranhuras nos pneus de carro. Agora os pesquisadores na universidade de Newcastle na Inglaterra já testaram sua teoria.

Os pesquisadores testaram 20 voluntários que manipularam objetos com as mãos lisas ou enrugadas após imerssão em água morna por 30 minutos. Os experimentos mediram o tempo que as pessoas levaram para transferir os objetos entre um reservatório cheio de água e um vazio, ou entre dois vazios, com as mãos lisas contra as mãos enrugadas. Os objetos eram bolas de vidro e pesos de pesca de vários tamanhos.

Todos os voluntários transferiram os objetos molhados (mas não os secos) mais rápido quando suas mãos estavam enrugadas. Os resultados sugerem que pontas dos dedos enrugadas facilitam o manuseio de objetos úmidos ou molhados.

“O tempo levado para mover os objetos variou de pessoa para pessoa, o que foi surpreendente é que todas as pessoas transferiram o objeto mais rapidamente com a mão enrugada”. Diz o chefe da pesquisa Tom Smulders.

No entanto, as descobertas não explicam exatamente como as rugas melhoram a pegada. Porém os resultados fornecem “uma evidência comportamental convergente para a conclusão de que as rugas nos dedos são anti-derrapantes, isso pode ser verdade por outras razões, como propriedades de grude ou oleosidade”, diz o neurobiólogo teórico Mark Changizi do 2AI Labs em Boise, Idaho. Cangizi liderou o time que levou a hipótese de anti-derrapantes adiante.

Os cientistas especulam que as ranhuras podem ser mais flexíveis ou aumentar a fricção comparada com a pele lisa. Os dedos do pé também enrugam, o que, conforme os cientistas, pode ser uma evolução para facilitar a locomoção em superfícies escorregadias.

Mas deve haver algum custo evolucionário para ter as rugas o tempo todo, senão mesmo a pele seca seria enrugada, dizem os pesquisadores. Talvez as rugas arranhem os objetos mais facilmente, ou atrapalhem a sensibilidade ao toque. Mais estudos são necessários para testar essas teorias.

Se os humanos desenvolveram esse traço curioso, outros animais também podem tê-lo – mas as evidências são escassas. Apesar de ninguém ter reportado observar isso diretamente, Changizi clama ter visto enrugamento nos dedos de um macaco relaxando em fontes termais no Japão.  porém nenhuma palavra foi dita sobre se mãos enrugadas ajudaram os macacos a se alimentarem posteriormente.

Anúncios

6 pensamentos sobre “Descoberta uma Explicação para as Mãos Enrugadas

  1. I used Google Translate on this page, and I still found it well written and super interesting!
    I also now have an excuse to stay in the shower longer 😛

    • Hello Dane and welcome to my blog. Thanks for the compliments… Haha, yes beeing in the shower feels great, but that excuse wouldnt be much effective since it won’t take long to the contraction relax again…

      Wish you the best.

Deixar um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s